Dicas,  Gravidez

Medicamento para enjôo na gravidez pode causar lábio leporino

Medicamento para enjôo na gravidez pode causar lábio leporino. Veja a seguir!

Medicamentos durante a gravidez só podem ser ingeridos mediante prescrição médica. Porém, a ANVISA – Agência  Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez um alerta em relação a  um medicamento para combater os enjoos durante a gravidez.

O remédio que se trata o alerta é o ondansetrona. A Anvisa expediu o alerta baseada em um estudo da Universidade de Harvard nos Estados Unidos que constatou que filhos de mulheres expostas a este medicamento durante a gravidez apresentam maior  maior risco de desenvolver fenda palatina e lábio leporino.

Todavia, segundo a ANVISA o maior risco do uso desse medicamento seria quando utilizado no primeiro trimestre da gestação. Esse medicamento é classificado pela agência sendo de categoria B de gestação. Isto significa que atualmente ele só pode ser utilizado por gestantes coma prescrição de um médico.

Por fim, diante da situação, a ANVISA esta analisando transferir o medicamento para a categoria D de risco na gestação, nesta categoria há evidências positivas de risco fetal humano, no entanto, os benefícios potenciais para a mulher podem em alguns casos justificar o risco. O medicamento ainda está sendo submetido a uma série de estudos.

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *