Geral

Seus ossos foram formado no ventre de sua mãe, e até isso será cobrado dela na velhice

O trabalho das mães podem até diminuir quando os filhos vão ficando mais velho, porém o senso de responsabilidade nunca é desligado!

É incrível como o senso de responsabilidade das mães com os filhos não vai embora, e não importa o quão adulto eles estejam. Elas sempre irão cuidar dos filhos e sentem que são totalmente responsáveis por eles até o fim de suas vidas.

Isso pode parecer uma atitude altruísta de primeira, parte do efusivo “instinto materno”, uma sensação que, supostamente, preenche todas as mulheres desde que vieram ao mundo com o grande sonho de gerarem uma vida. Mas, basta apenas olhar com um pouco mais de atenção para notar que esse instinto de ser sempre quem precisa salvar os filhos é fruto de uma sociedade que cobra que as mulheres sejam perfeitas em tudo que fazem, ainda mais se forem mães.

Todas as mães cuidam de seus filhos, porque os amam, porém também pois foram ensinadas de que se os filhos não estivessem em uma situação impecável, a culpa seria totalmente da mãe, e caso as mães não cuidassem da família, ninguém mais iria fazer isso.

Não é atoa que uma das frases mais escutadas pelas mães quando alguma criança apronta é: “essa criança não tem mães”? Por mais que as mães tenham passado gerações e mais gerações fazendo isso, já está mais que na hora das pessoas reconhecerem que é preciso muito mais do que apenas uma mãe para o desenvolvimento de uma criança a fim de ser um adulto completo.

Exigir isso apenas das mães, que até a velhice viva apenas para os filhos, é uma atitude totalmente desumana e que sobrecarrega muito as mães com a responsabilidade eterna de ter que zelar pelos familiares. Essa pressão também precisa ser dividida com o pai, avós, tios, e até mesmo os próprios filhos, quando já tiverem atingido uma maturidade suficiente para assumir uma autorresponsabilidade.

Porém, é claro, há mães que se dedicam de corpo e alma a criação de seus filhos, mulheres que se doam totalmente para o trabalho incansável da maternidade. Essas também precisam de um auxílio, talvez até mais, por ter esse instinto de Mulher Maravilha, de tentar da conta de todo o serviço, não lhes permite ver que também são pessoas falhas, que precisam de apoio e com o passar do tempo, os filhos irão precisar de um pouco menos dela e tá tudo bem.

Fonte: Portal Raízes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo