Adolescência,  Crianças Especiais

Adolescente autista constrói com LEGO réplica gigante do Titanic

Adolescente autista constrói com LEGO réplica gigante do Titanic

Um  adolescente islandês,  Brynjar Karl Birgisson, 15 anos,  que tem transtorno do espectro autista (TEA), recriou o navio Titanic, utilizando peças de Lego.  Sua réplica é considerada a maior réplica do Titanic  já construída, com quase 8 metros de comprimento por 1,5 metro de altura.

A enorme modelo levou mais de 700 horas e foram necessárias mais de 65.000 peças de Lego para montar projeto.

Brynjar demorou mais de 11 meses para que pudesse construir o modelo e usou mais de 120 tubos de cola ​​no processo”. A peça está exposta no museu Titanic Museum, em Pigeon Forge,  no Tennesse.

Brynjar Birgisson diz que começou a brincar com as peças de Lego aos cinco anos. Em  idade escolar conheceu o Titanic e decidiu construir o navio, inspirado por uma visita a um parque dedicado ao Lego na Dinamarca.

O projeto

O garoto explica que, aos 10 anos quando começou a construir o Titanic, uma pessoa o ajudava durante todas as atividades da escola, mas hoje ele estuda sem qualquer apoio. Por conseguinte, A construção do projeto o ajudou a lidar melhor com sua condição de autista.

Quando soube do projeto de Brynjar, a Lego concedeu ao menino um desconto para a compra das peças.

O menino também levantou o dinheiro necessário para comprar as peças por meio de doações de sua família e amigos.

Luzes e figuras de Lego alinham o deck da réplica do navio

Com a ajuda de seu avô, Birgisson criou um projeto utilizando as plantas originais do Titanic para poder determinar a escala.

Atualmente o adolescente tem 15 anos e conta que a decisão de construir a réplica mudou sua vida e a sua relação com o transtorno.

Ao palestrar no TED em setembro de 2016, Bryjan contou que ele só teve que construir aquele navio incrível e não havia dúvida na mente dele que não seria possível fazê-lo.

O adolescente passou os últimos cinco anos em turnê com a réplica passou pela na Noruega, Suécia e Alemanha e deu entrevistas a imprensa ao longo do caminho.

Ele conta  que era dolorosamente tímido e raramente falava quando seu projeto começou. Mas que agora ele esta nos palcos e esta concedendo entrevistas.

Exposição

O navio de brinquedo chegou em Pigeon Forge, Tenesse, onde está sendo exibido, no Titanic Museum, até 2020. A administradora do Titanic Museum, Mary Kellogg relatou que soube da réplica por meio de uma carta da mãe do menino.

Segundo o museu,  essa réplica é a maior  do mundo, do navio que afundou na manhã de 15 de abril de 1912.

Aproximadamente 1.517 pessoas morreram depois que o Titanic atingiu um iceberg no Oceano Atlântico e afundou em sua viagem inaugural da Grã-Bretanha para Nova York.

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Imagens:  Titanic Museum
Fonte: http://www.bbc.com 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *