Decoração,  Festas,  Mães em Carne e Osso,  Nossas Colunistas

Ação de Graças no Brasil

Como comemorar o dia de Ação de Graças no Brasil?

Hoje eu gostaria de escrever sobre algo que aconteceu em minha casa ontem.  Eu, minha família e alguns amigos nos reunimos afim de comemorar o dia de Ação de Graças.

O Dia de Ação de Graças (conhecido em inglês como Thanksgiving Day) é um feriado celebrado em grande parte  nos Estados Unidos e Canadá. Nos Estados Unidos é celebrado primordialmente toda quarta Quinta-feira do mês de novembro. No  Canadá, toda segunda Segunda-feira do mês de outubro.

Como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é um dia onde as pessoas se juntam e se dedicam a demonstrar sobretudo sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o último ano.

O Dia de Ação de Graças é um feriado familiar onde a maioria das famílias assim se reunem.

Outra grande tradição deste feriado é a comida. As famílias celebram este dia com muita fartura.

As pessoas tem o costime principalmente de come peru (por isso também é conhecido como Turkey Day – Dia do Peru), batata-doce, purê de batata, torta de abóbora, maçã e nozes entre muitas outras coisas.

Aqui no Brasil não temos o costume de comemorar essa data por não fazer parte da nossa cultura, mesmo tendo lei instituindo a data.

Em 1966, a lei 5.110 estabeleceu que as comemorações de Ação de Graças no país aconteceriam na quarta Quinta-feira do mês de novembro.

Normalmente, a data é lembrada por decendentes de norte americanos e algumas igrejas de origem anglo saxã. Em nossa casa, não temos essa decendência e nem somos dessas igrejasmas optamos em comemorar similarmente.

Origem

Os primeiro Dia de Ação de Graças foi celebrado nos Estados Unidos em 1620 em Plymouth, Massachusetts, pelos peregrinos fundadores da vila.

Depois das colheitas terem sido gravemente prejudicadas pelo Inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no Verão seguinte, em 1621.

Para marcar e celebrar a ocasião depois de sucessivos anos complicados no que diz respeito à agricultura, o governador da vila resolveu organizar uma festa no Outono de 1621. Nessa festa participaram cerca de 90 índios e foram comidos patos, perus, peixes e milho.

A partir desse ano, na Nova Inglaterra, em cada Outono era organizada uma festa com a finalidade de gratidão a Deus, em virtude das boas colheitas.

Assim sendo, em 1863, Abraham Lincoln (presidente na época) anunciou que a quarta quinta-feira de Novembro seria conhecida como o Dia Nacional de Ação de Graças.

E porque comemorar?

Esse ano eu e uma amiga estávamos conversando sobre a gratidão a Deus em relação a tudo que conquistamos.

Foi quando surgiu a ideia de fazermos essa comemoração.

Anos atrás, dias antes da minha sogra falecer, um de seus últimos desejos foi celebrarmos a ação de graças aquele ano. Foi lindo e foi um dos últimos momentos com ela antes dela partir.

Talvez por relacionar a data com a partida dela eu tenha deixado de lado essa comemoração.

Mas esse ano refletindo um pouco eu e meu marido decidimos comemorar. Nossa comemoração foi com amigos que são como a nossa família. Celebramos na data correta, na última quinta-feira do mês de novembro.

E ao contrário dos EUA e Canadá, não é feriado no dia seguinte.

De fato, a vida segue normalmente.

Por fim, você já parou para pensar tudo que você conquistou ao longo do ano? As batalhas que venceu, a saúde que você teve e a força para seguir todos os dias?  Será que não vale a pena parar um dia para agradecer tudo?

Veja algumas dicas de como preparar um Dia de Ação de Graças simples mas legal.

Deixe-nos saber o que você achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *