Alimentação Infantil

No Haiti crianças comem bolinho de barro para passar a fome

No Haiti crianças  comem bolinho de barro para passar a fome

Em alguns lugares do mundo ainda existem pessoas que passam fome. Mas a situação de miserabilidade e fome é muito grave no Haiti.

O país além de ter sido destruído em razão guerra civil ainda tem que lidar com a corrupção de seus governantes. Há várias organizações e pessoas tentando ajudar país se pacificar.  Entretanto, a fome é o fator preponderante na tentativa de pacificação.

Algumas pessoas, inclusive crianças podem ser avistadas naquele país  comendo bolinhos de barro para enganar a fome.

O símbolo da miséria no Haiti é um bolinho feito de barro, água e manteiga. “Té”, é o nome dado a essa receita utilizada  para enganar  a fome.

Pelo país é possível ver mulheres desesperadas coletando restos de construção e misturando com água e manteiga em tinas de plástico e metal velhas e sujas.

Na falta da manteiga, elas usam apenas água. Raras vezes põem sal, produto de luxo.A massa encardida, da cor de argila, é espalhada em tablados de madeira ou metal e ganha a forma de biscoitos, parecidos com pequenas panquecas. As mulheres usam colheres para espalhar centenas desses biscoitos pelo chão para que sequem ao sol. Por causa da água, eles incham e depois endurecem.

Crianças comem o bolinho de barro ao longo do dia para, para espantar a fome. Inclusive algumas pessoas, para ter uma pequena renda extra fazem esse bolinhos e os vendem o moradores daquele país.

Na foto abaixo é possível ver a produção do biscoito de barro em Cité Gerard, zona da grande Cité Soleil. Nesse local está a favela mais violenta do Haiti. No local, vivem perto de 400 mil pessoas, 90% delas sem emprego formal e lutando diariamente para fugir da fome.

.

No país, a mortalidade infantil chega a atingir 60% das crianças menores de cinco anos.

Qualquer imagem de um país miserável fictício perderia para a realidade haitiana.

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

Fonte:https://sorocabanices.com.br

Fotos: Reprodução

44 Comentários

  1. As pessoas do Haiti peço em orações a Deus piedade e misericórdia de nós e do mundo inteiro. Olhai senhor por essas pessoas com mais carinho, pois estão comendo barro para enganar a fome ! Meu Deus que mundo é esse, estou de coração partido por esse assunto desconfortável. Somos todos irmãos como vou conseguir dormir pesando nisso ! Tantos com tão muito e outros com tão pouco. Senhor Deus interceda por um mundo melhor de mais amor ao próximo.

  2. Moro em um Paiz de primeiro mundo e um Paiz rico, por essa razao as veses nem imaginamos o que essas crianças estao passando. Porem quero saber se posso ajudar dando uma contribuicao, ou ate adotando uma criança financeiramente pra poder afastar a fome. Se tiver alguma maneira de fazer isso; entao estarei pronto para tal

  3. Onde está a ONU?
    Esse órgão só serve para trabalhar a miséria junto a aos governo de esquerda no mundo.

    O líder religioso que devia intervir,. Chamado Papa, infelizmente está corrompido com o mau na terra, os cristãos enviados não tem apoio e acabam com suas vidas pelos muçulmanos, só Deus com sua grande misericórdia os alcansara e poderá mudar o quadro desse povo.

  4. Não basta nos comparecermos se nada fazemos para ajudá-las. Apadrinhe um destes pequeninos, com apenas 50 ou 100 reais tiramos da miséria uma criança!
    Veja:
    missaobelem.org/apadrinhamentos-haiti/

  5. Meu deus como é triste ler uma matéria dessa! Mais ao mesmo tempo importante realidade para nós que somos ricos! Muitas vezes desperdiçando alimentos e sendo até ingrato com o que temos disponível para nossa alimentação!

  6. Gente isso é muito triste . Tou em lágrimas..
    Queria poder ir lá. Tou arrasada. Mostra pra mim como não somos nada. As pessoas que podem fazer algo, infelizmente não olha pra esses irmãozinhos…
    Muito triste. Tou revendo meus conceitos.

  7. E aqui no Brasil pessoas enchendo os bolsos dos pastores políticos roubando isso que eu digo muitos não tem nada e poucos tem tudo se o mundo acabasse hoje com dilúvio não se perderia nada pois aqui neste mundo e tudo ilusão tudo aqui e passageiro mas para algumas pessoas como estas crianças o tempo e inimigo quanto mais fome se tem mais de vagar o tempo passa

  8. O mundo inteiro é culpado, o que se gasta com guerra e armamento acabaria com a fome e a miséria do mundo todo. Se plantamos as sementes de frutas que jogamos fora todos os dias tb iríamos ter milhares de árvores frutíferas, que mataria a fome do mundo. Meu filho com 10 anos guardou as sementes das frutas que comeu em 1 semana, em 1 mês ti há 30 mudas de árvores frutíferas. Ele plantou em potes de Mantega…ainda me disse que nossa geração faz tudo errado, que não era para ninguém neste mundo passar fome, que estamos deixando tudo psra eles consertarem…

  9. É uma vergonha que num mundo onde rola tanto dinheiro para fins absurdos, inúteis, haja tanta fome! Tenho nojo cada dia mais da raça humana. Enquanto isso acontece lá, mas grandes mansões e até em casas de renda média, se joga comida fora…

  10. Vamos mandar orações, boas energias e muita luz p esses nossos irmãos! Deus com sua infinita misericórdia, derrame bênçãos infinitas sobre todo o país!

  11. É muito triste é de doer …É mais triste ainda saber que tem gente com condição pra matar a fome desse povo ,mas prefere fechar os olhos para isso .

  12. É muito triste fico com o coração partido mais tudo é pelo criador tendes piedade senhor meu deus. Enquanto isso a ganância emana no bolso dos governantes não são capazes de acabar com a fome e a sede do mundo mais promovem guerras e destroem o planeta pouco a pouco.

  13. Senhor tenha misericórdia desses pobres inocentes ,e suas famílias. E me perdoe pelo o que vou dizer aqui o papa, ao invés de tá dando tapinha nas mãos dos fiéis! Ele deveria reunir os chefes de países e suas lideranças para, ajudar esse povo tão sofrido 😪😪😪😪😪😔😫😭😭

  14. Não entendo a ONU e outros pais assim como meu Brasil gasta milhões em coisas fúteis banais q no fim não resulta em nada e uma parte d um país brigando só pra sóbreviver porque tem uns dos índices d corrupção elevada e ninguém faz nada porque porque

  15. Senhor nosso Deus criador de todas as coisas visiveis e invisíveis, peço ao senhor que transforme estes paezinhos de barro em pão verdadeiro para alimentar vossos filhos assim como alimentos, seus filhos no deserto.eu creio senhor no seu poder transformador.

  16. Me lembrei agora de um amigo Haitiano! Que ajudamos como gostaríamos de poder ajudar a todos ;Deus a de fazer justiça a nossos irmãos Haitianos 😔😔😢😢❤

  17. Gostaria de ajudar. Oração alimenta o espírito e é claro que é benvinda, mas é o corpo? Tem algum grupo trabalhando neste sentido? Consegui localizar um missionário de Itajubá-MG que trabalha no Haiti. Quero ajudar.

  18. Vamos nos unir pegar um missionário que viaja em prol das almas e TDS contribuir pra levar cestas básicas roupas calçados etc. E criar projeto para eles aprender trabalhar. Logo

  19. Estou aqui a chorar lágrimas de crocodilo, emocionado com esta notícia. Já ordenei que me comprassem 100 caixas de Kleenex, 200 rolos de papel de cozinha e 430 rolos de papel higiénico. Desconfio que não vai ser suficiente para enxugar todas as lágrimas que irei chorar, tão emocionado que estou com esta notícia.

  20. Essa triste realidade só me faz refletir o quanto muita das vezes somos ingratos por reclamar por bobagens que acontecem no dia a dia. E só me faz entender o quanto devemos ser gratos por ter uma vida boa e saudável. Fico muito triste em ver essas situações, se eu tivesse como ajudar financeiramente eu ajudaria com muito Amor. Mas tenho um Deus que é poderoso para restaurar e transformar vidas. Irei orar por esse país e por todos os outros pois o que para o homem e impossível para Deus e possível. Deus e fiel! Graça e Paz a Todos.

  21. Estou muito triste ao ver pessoas sem coração que não sabem absolumentamente nada sobre o Haïti ao publicar coisas sobre o Haïti. Para o conhecimento de vocês, comer essas bolinhas (Té) não tem nada ver a enganar a fome, é uma prática muito comun da nossa Cultura. Eu não estou dizendo que o pais não está passando por Momentos dificeis, mas é lamentável ver pessoas que escolherem vender a cultura do outro de maneira mas deshonesta só para abaixar o outro, emocionar e incentivar o mundo inteiro para doar dinheiro mas com certeza vão utilizar esse dinheiro com bem pessoal.
    Vamos nos tornar humanos e paramos de ser racistas, pessoas sem coração, monstros, vamos valorizar o ser humano respeitando a cultura dele.
    Se uma Pessoa tiver interesse em ajudar no Haïti, Vai lá visitar, Vai conhecer a realidade, ou buscar informações nos sites confiáveis. Parem de fazer parte do grupo que está destruindo o Haïti sem saber nada, do grupo racista que está sujando a nossa imagem porque somos pretos. Até quando nos vamos aceitar o outro com a sua diferença?

  22. Fico com meu coração despedaçado com essa realidade cruel pela qual passam essas pessoas, sobretudo as crianças. Deus tenha misericórdia desse povo.

  23. Na rua da sua cidade também tem crianças passando fome. É “chique” compadecer-se deitado no sofá e não fazer nada! Saia de casa e ajude quem está perto e passa fome. Comece a ver os invisíveis perto de você. Depois, se quiser ajudar o Haiti, há várias ONGS e instituições sérias que levam comida, água e remédios. É simples! Colabore!

  24. Estou cansada de colocar…ai que tristeza, que dó, que isso, que aquilo…..
    Agora preciso saber o que podemos fazer para ajudar estes seres Humanos tão sofridos. Por favor, nos mostre sugestões / caminhos / ações / medidas corretas, honestos para podemos agir.
    Não sou nada, não tenho nada, mas tenho consciência, amor, carinho, força e vontade suficientes para fazer alguma coisa e gostaria de alguma forma ajudar estas pessoas. Por favor, me ajudem a fazer algo por elas. Na verdade elas é que estarão fazendo por mim.
    PENSO QUE NÃO ADIANTA NADA FICAR SÓ LAMENTANDO E PEDINDO A DEUS QUE AS PROTEJA. TEMOS QUE ARREGAÇAR AS MANGAS E AGIR. AGIR COMO AQUELE MENINO CANADENSE RYAN, QUE COM APENAS 9 ANOS, COM AMOR E GENEROSIDADE, TEVE GRANDEZA E ATITUDE DE IR ATRÁS E CONSTRUIR POÇOS DE ÁGUA E TIRAR A SEDE DOS AFRICANOS.
    E SE IGNORARMOS TAMANHO SOFRIMENTO COMO DESTA E DE OUTRAS MATÉRIAS, SERÁ COMO LI EM UMA MENSAGEM NO FACE HOJE: “GANÂNCIA E ESTUPIDEZ SÃO O QUE ACABARÁ COM A RAÇA HUMANA!” Indignada e extremamente comovida com esta triste realidade.

  25. e uma tragedia isso que esta acontecendo com essas criancas ….. deveriamos ajudalas fazer algo por essas criancas … tem que haver um jeito ….. uma campanha uma ongue algo nesse sentido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar