Dicas

Como é feito o Cadastro SUS? Como fazer o cartão do SUS

Como é feito o Cadastro SUS? Como fazer o cartão do SUS

A maioria das pessoas que utilizam os serviços públicos de saúde sabe da importância do cartão do SUS.

Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como cartão do SUS é um documento que identifica a todos os usuários que participam do SUS.

De forma gratuita, todos os brasileiros e pessoas residentes no Brasil que desejarem podem fazer parte desse programa de saúde. Independentemente de classe social ou condição.

O cartão possuiu o nome do beneficiário como também um número de identificação no sistema, data de nascimento, sexo.

Cada cidadão cadastrado recebe um número diferente de identificação para que todas informações relativas a saúde do cidadão sejam registradas nele. Funciona como um prontuário eletrônico do paciente.

Mas você sabe como se cadastrar no SUS? De forma simples vamos te ajudar a fazer seu cadastro.

Por que ter um Cartão SUS?

O principal objetivo do  Cartão Nacional de Saúde é registrar em uma mesma base de dados todos os dados dos cidadãos brasileiros ao Sistema Único de Saúde (SUS), para assim facilitar o acesso dos pacientes às ações e serviços que venham a necessitar ao longo da vida.

Quem tem direito ao SUS?

Todos os cidadãos brasileiros e pessoas residentes no pais têm direito e podem ter o Cartão Nacional de Saúde, ou cartão do SUS.

Por meio do SUS, é possível agendar consultas, exames, entre outros procedimentos médicos em todo o território nacional brasileiro, e o melhor: tudo isso de forma gratuita em qualquer unidade do Sistema Único de Saúde, próxima de sua casa.

Porém, para conseguir fazer o seu cartão é necessário antes de tudo separar alguns documentos.

Documentos necessários para fazer o cartão nacional de Saúde

Para fazer o cadastro SUS, você irá precisar de alguns documentos:

  • Documento de Identificação com foto (RG, CNH ou Passaporte);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • CPF;
  • Comprovante de residência.
  • Que documentos são aceitos como comprovante de residência?

    O comprovante de residência precisa estar no nome do paciente a ser cadastrado no SUS. Normalmente qualquer dos documentos abaixo será aceito como comprovante de endereço:

    • Recibo de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel)
    • Comprovante de residência em nome do pai ou da mãe para menores de 18 anos
    • Fatura de cartão de crédito
    • Extrato bancário
    • Boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, financiamento habitacional ou de condomínio
    • Cartão da Família (Cartão do Posto de Saúde) com dados atualizados
    • Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em
      nome do proprietário do imóvel
    • Declaração do proprietário do imóvel confirmando a residência, com firma reconhecida em cartório, acompanhada de um dos comprovantes de conta de água, gás, luz ou telefone em nome do proprietário do imóvel
    • Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF
    • Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.
    • Carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU ou IPVA.

    Posso solicitar o cadastro do Cartão SUS para outra pessoa?

    Sim, sempre e quando seja um parente em primeiro grau, tais como: pai, mãe, irmãos, avôs, netos, ou pessoa responsável. Não esqueça de levar todos os documentos necessários para conseguir fazer o cadastro.

    Caso a pessoa que deseja fazer o cadastro tenha mobilidade reduzida ou dificuldade de se locomover, existem alguns municípios que disponibilizam o serviço de cadastramento domiciliar, onde uma pessoa do SUS vai até sua casa fazer seu cadastro. Essa informação é obtida junto a Secretaria de Saúde de sua cidade.

    Como fazer o cartão do SUS ? Como se Cadastrar?

Fazer o cartão SUS é muito simples, você só deve procurar um dos postos de atendimento SUS como a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade ou a uma das unidades básica de saúde, UBS ou unidades de saúde de família  USF próxima de sua casa com os documentos necessários citados acima e solicitar o cadastro no programa.

Simples assim! Com o cadastro pronto, você já fará parte dos beneficiários do SUS.

Ao fazer o cadastro no SUS, você receberá uma carteirinha, que pode ser plástica com uma etiqueta ou em papel, a qual você pode plastificar para evitar danos.

Ela fica pronta em poucos minutos.

É possível fazer o cadastro cartão SUS pela internet?

Muitas são as pessoas que nos perguntam se tem como fazer o cartão do sus pela internet, mas infelizmente a resposta é NÃO.

Não é possível fazer o cadastro por completo de forma online, mas quem quiser pode adiantar seu cadastro evitando filas fazendo um pré-cadastro pela internet por meio do Portal de Saúde do Cidadão.

Para quem ainda não conhece o Portal de Saúde do Cidadão, também é conhecido como CadWeb SUS, é a mais nova ferramenta que foi disponibilizada para melhorar o atendimento para pacientes e os profissionais médicos.

Pré cadastro do Cartão Nacional de Saúde online

Para fazer esse pré-cadastro online, a pessoa deve seguir o seguinte passo a passo:

1º Passo: Acessar o CadWeb SUS e clicar em “Pré-Cadastro do Cartão Nacional de Saúde –CNS”.

2º Passo: Preencher com todos os dados e informações solicitadas, como nome completo, nome da mãe, data de nascimento, sexo e cidade de nascimento. Marque a caixa anti-robô para validar o procedimento. E finalmente clique no botão cadastrar.

3°É válido ressaltar que esses dados que serão fornecidos devem ser da pessoa que está se apresentando ou de um dependente legal que deve ser identificado.

4ª Passo: Informe seu e-mail pessoal. Esse e-mail será usado para recuperação de dados, segunda via e envio de senha.

5ª Passo: Em seguida, o sistema irá gerar um protocolo de cadastro, que deve ser impresso e depois validado com um operador na unidade de saúde no prazo máximo de 90 dias.

Lembre-se de levar todos os documentos que comprovem as informações respondidas no pré-cadastro.

Nesse portal também é possível consultar informações para quem já é cadastrado como agendar consultas, exames, ou medicamentos prescritos.

Há diferença entre o Cad.Único e Cadastro do SUS?

Sim, o cadastro do SUS é para o cidadão agendar consultas, exames, entre outros procedimentos médicos em todo o território nacional brasileiro, e o melhor: tudo isso de forma gratuita em qualquer unidade do Sistema Único de Saúde.

Já o Cad.Único é um cadastro gerenciado pelas prefeituras, onde os agentes dos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) realizam visitas domiciliares para o cadastramento das famílias de baixa renda.

São consideradas famílias de baixa renda aquelas que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou até 3 salários mínimos de renda mensal total. Para realizar o cadastro é necessário apresentar alguns documentos pessoais, como por exemplo, o RG, CPF e certidão de estado civil.

O sistema do CadÚnico tem sido uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de diversos serviços oferecidos pelo Governo Federal. Através desse cadastro o governo consegue acompanhar a situação das famílias de baixa renda e assim criar nova políticas públicas, a fim de, promover melhorias na vida dessas pessoas.

Então, os cadastros são diferentes, devendo o cidadão fazê-los em ambos lugares.

Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo